Enquanto alguns idosos têm um estilo de vida perfeitamente normal, saudável e ativo e podem usufruir da massagem como qualquer outro indivíduo, outros têm necessidades especiais. Além do desgaste normal da idade a maioria dos idosos não faz exercício físico. A falta de atividade física diminui a circulação sanguínea e linfática, fazendo uma diminuição do oxigênio no organismo fato que aumenta a morte celular.
Devo citar ainda a sabedoria chinesa que diz que ao nascer, quando bebês, somos flexíveis e quanto mais perto da morte mais rígidos ficamos, assim como um galho novo comparado a uma velha árvore, para nos sentirmos jovens temos que ser flexíveis, daí a orientação das atividades orientais como yoga, tai chi chuan e artes marcias.
Com a idade ocorrem alterações fisiológicas que mudam aos poucos a nossa rotina diária, diminuindo a sua autonomia e consequente qualidade de vida.
Dentre elas citamos:
- Diminuição dos reflexos
- Perda de massa muscular e diminuição de contração muscular máxima
- Depressão,
- Sensação de abandono, solidão,
- Falta de motivação,
- Imobilidade forçada,
- Carência de apoio social,
- Perda da atividade laboral,
- Perda da capacidade de assegurar os seus cuidados básicos,
- Incontinência urinária e/ou fecal,
- Alterações metabólicas (osteoporose, desequilibrio eletrolitico).
Benefícios da Massagem no Idoso:
· Aumento da circulação sanguínea,
· Aumento da circulação linfática,
· Melhora da consciência corporal,
· Alívio da dor,
· Redução do estresse e da ansiedade,
· Aumento da amplitude de movimento,
· Atenção individualizada e sensação de segurança, levando a maior disposição,
· Melhora dos padrões do sono,
· Possível redução dos sintomas da doença de Alzheimer,
O aumento da circulação sanguinea e linfática melhora a distribuição de oxigênio e outros nutrientes às células e também a remoção de detritos celulares e resíduos do metabolismo, como ácido lático. Assim processos de cura tronam-se mais eficientes, já que o estímulo a circulação pode evitar feridas de decúbito (escaras) e outros problemas circulatórios.